O Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital é um evento que reúne estudantes, pesquisadores e profissionais da área de jogos e entretenimento a fim de promover debates sobre Artes e Design, Computação, Educação, Cultura, Indústria e Saúde. Também ocorrem competições de artes, jogos, teses e dissertações e fóruns sobre como aplicar o mundo digital no ensino.
O integrante do Manna Maurílio Campano Júnior representou o grupo no evento, com diversas apresentações de trabalhos desenvolvidos com objetivos semelhantes ao do simpósio: promover ensino e mediar o conhecimento pelos jogos e pelo entretenimento digital.
Confira os trabalhos apresentados!
Jogos no Ensino de Linguagens Formais e Autômatos: um mapeamento sistemático.
Este foi um trabalho desenvolvido pela acadêmica de Engenharia de Software Larissa Santini, sob orientação dos professores Maurílio Campano, Alan Felinto e Linnyer Aylon.
A investigação apresenta um mapeamento dos jogos educativos utilizados em Linguagens Formais e Autômatos, matéria de cursos da Computação, de forma a auxiliar no entendimento do conteúdo. A matéria de LFA é uma das bases da computação e define modelos matemáticos para formalização de algoritmos, além de abordar, por exemplo, a Máquina de Turing proposta por Alan Turing, considerado o pai da Computação.
Manna-X: projeto, desenvolvimento e Avaliação de um jogo multidisciplinar para ensino na Ciência da Computação
Este trabalho consiste no projeto de doutorado do integrante do Manna Marcos Assumpção, sob supervisão dos professores Maurílio, Alan e Linnyer. O Manna-X é um jogo educativo que engloba conceitos de circuitos digitais, arquitetura e organização de computadores, bem como conceitos de imagens e sistema de cores.
Na apresentação no SBGames 2022, além das particularidades do jogo, também foram expostos os resultados da avaliação, realizada com 95 alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Software, em uma universidade na cidade de Maringá – PR.
Simplification Game: um jogo educativo para ensino de Simplificação de Gramática Livre de Contexto
Este jogo foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação por Eduardo Ribeiro, sob orientação dos professores Maurílio, Alan Felinto e Linnyer Aylon.
O trabalho apresenta uma versão inicial de um jogo para ensino de simplificação de Gramáticas Livres de Contexto, para a matéria de Linguagens Formais e Autômatos. Na ocasião do SBGames, foi apresentado o jogo junto a uma avaliação prévia de sua qualidade, realizada com alunos do sexto semestre de Engenharia de Software em uma universidade de Maringá – PR.
Turing Machine Game Simulator: um jogo educativo para Ensino de Máquina de Turing
O game foi desenvolvido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia de Software de Guilherme Santana, sob orientação dos professores Maurílio, Alan Felinto e Linnyer Aylon. Consiste em um jogo que faz analogia entre os elementos da Máquina de Turing com um cenário de uma fábrica de brinquedos, associando cada item da descrição formal da MT com um elemento dentro do jogo.
No SBGames, o prof. Maurílio apresentou o jogo e explicou seu funcionamento.
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