MannaIoT

MannaIoT

 

O MannaIoT é um dos braços do MannaTeam que tem como missão aprender, ensinar e criar tecnologias do paradigma da Internet das Coisas (do inglês Internet of Things – IoT).

Com inúmeros dispositivos conectados na atualidade, o grupo MannaIoT fortalece a área de pesquisa, dedicando esforços para seu desenvolvimento, produzindo soluções para muitos campos da sociedade:

  • cidades inteligentes;
  • indústria 4.0;
  • agricultura de precisão, manejo de gado, cultivo inteligente e pecuária em geral;
  • indústria automotiva e veículos inteligentes;
  • robôs autônomos;
  • sinais vitais para o bem-estar, saúde e qualidade de vida com foco na terceira idade.

Além disso, somos um braço do grupo MannaIoD, que tem como foco o desenvolvimento de pesquisas na área da Internet dos Drones (do inglês Internet of Drone – IoD).

 

Conheça os trabalhos desenvolvidos pelo MannaIoT:

 

MannaINO

Desenvolvido por: Juliano Cézar Chagas Tavares e Wuigor Ivens Siqueira Bine

Quem pretende iniciar no mundo do IoT, precisa aprender programação, bem como aprender a programar placas de prototipagem eletrônica. Um bom caminho para começar é usando a IDE do Arduino. Com ele, é possível aprender a programar em C++ com algumas modificações. 

O curso mannaINO pode ser utilizado com as principais placas de prototipagem eletrônica, entre elas o Arduino UNO, ESP32 e ESP8266. Além de aprender a programar a placa, também aprendemos a utilizar alguns sensores, como o sensor de temperatura e ultrassônico.

 

Estudo comparativo entre diferentes objetos da Internet das Coisas

Desenvolvido por: Edson Matheus Alexandre Cizesk e Mateus Felipe Larrosa Furlan

Um estudo comparativo foi realizado entre as plataformas de hardware que são utilizadas para desenvolver aplicações no paradigma da Internet das Coisas (IoT). Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica nos principais aspectos de IoT, e então com os conhecimentos adquiridos foram escolhidas algumas opções de hardware para a execução dos testes. Os testes foram executados utilizando benchmarks para medir a velocidade e eficiência das placas diante de algumas operações comuns de programas computacionais.

 

UrbanoWare: um aplicativo para cidades inteligentes

Desenvolvido por: Gabriel Arruda Andrella

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é a extensão da Internet ao mundo físico, propiciando a interação entre objetos dotados de capacidade computacional e comunicação.  Diversas são as aplicações para LoRa, entre elas experiências inovadoras em transporte, ambientes e cidades inteligentes, preservação ambiental, qualidade de vida, convivência, ferramentas de certificação ambiental e agropecuária. Urbanidade é o termo relacionado com as informações e conhecimentos que permitem refletir sobre a vida nos núcleos urbanos, o que a cidade deve ser e deve ter. A Urbanoware é uma solução de IoT para Urbanidade.

 

Uma arquitetura para o gerenciamento da Internet das Coisas

Desenvolvido por: Mateus Felipe Larrosa Furlan

O paradigma da Internet das Coisas (Internet of Things (IoT)) tem como finalidade conectar objetos inteligentes à internet. Estes objetos possuem capacidade de coleta e processamento de dados, além de se comunicar com outros objetos e promover a comunicação entre esses dispositivos e usuários. Tal paradigma possibilita avanços em diferentes áreas, contudo, surgem alguns desafios que dificultam a expansão da IoT, como a heterogeneidade, interoperabilidade, segurança e escalabilidade. A heterogeneidade surge com a possibilidade de conectar diferentes dispositivos a uma mesma rede. 

Este trabalho é uma investigação inicial para que se possa propor uma arquitetura para o gerenciamento da IoT que permita solucionar questões relacionadas com tempo de vida, interoperabilidade, segurança, etc. Assim, propõe uma solução de gerenciamento para o aplicativo UrbanoWare, desenvolvido pelo Manna Team.

 

Extreme EDGE AI

Desenvolvido por: Jéfer Benedett Dörr

A fala é uma forma natural de comunicação, logo, uma interface de comunicação praticamente imperceptível com a tecnologia. Isso torna viável a Computação ubíqua ou pervasiva, que é aquela que está entre nós, mas não é necessariamente percebida.  A melhor forma para interagir sem perceber é com o uso da voz ou reconhecimento dos sons. O som é fonte rica de informações, assim o trabalho partiu da premissa que as máquinas também podem compreendê-lo.
Para que isso aconteça, é necessário que os sistemas aprendam e interajam, o que caracteriza uma computação cognitiva. Para tanto, são utilizadas técnicas de Inteligência Artificial (IA) com métodos estatísticos, assim o aprendizado (Machine Learning) permite reconhecer padrões ou realizar previsões. Este aprendizado é construído com o Deep Learning  e as suas redes neurais.

O mundo pela interpretação do som, ou qualquer outra atividade de IA é uma atividade de alto custo computacional, o que torna o reconhecimento de sons uma tarefa desafiadora para a Internet das Coisas (IoT). Neste contexto, o processamento e o armazenamento dos dados são levados próximos ao problema a ser resolvido (nessa caso, captação e processamento de sons), o que é chamado de computação de borda ou Edge Computing, que pode ser aplicada especificamente a IA, sendo chamada então de Edge AI.

 

Manna:HIOT

Desenvolvido por: Edson Matheus Alexandre Cizeski

O Manna:HIOT propõe uma aplicação mobile que pode ser usada por médicos e familiares para o monitoramento da saúde básica diária de um paciente.

Foram desenvolvidos uma aplicação mobile, o Manna Health, e um protótipo de hardware utilizando a plataforma NodeMCU ESP32, o qual conta com um microcontrolador e sensores acelerômetro e giroscópio (MPU6050).

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