O que é?
O Manna Compinó é um jogo lúdico para estimular o pensamento computacional dos jogadores, baseado nos princípios do tradicional jogo de Dominó. No entanto, o Compinó possui mais “pedras”, comparado ao jogo tradicional, além de possuir regras adicionais.
Nessa página, você descobrirá como jogar o Manna Compinó e, então, se divertir pra valer com seus amigos!
Quantas pessoas podem jogar?
O Manna Compinó é recomendado para jogos compostos por 2 até 6 jogadores.
Qual é o objetivo do jogo?
Assim como no dominó tradicional, o objetivo do jogador é ficar sem pedras na mão antes de todos os seus oponentes.
Composição das Pedras
O Compinó é composto por 52 cartões, que representam as pedras do jogo. Assim como no jogo tradicional de dominó, cada lado da pedra possui um valor associado, variando de 0 até 7.
Começou a perceber a diferença? Se você se lembrar bem, no jogo tradicional de dominó, as pedras possuem valor apenas de 0 até 6!
Existem 3 tipos diferentes de pedras: as tradicionais; as com condicionais lógicos e as com laços de repetição. Explicaremos cada um dos tipos à seguir.
Pedra Tradicional
As pedras tradicionais seguem o mesmo padrão das pedras do jogo de dominó, possuindo valores que variam de 0 a 6 em cada face. O valor de cada face da pedra pode ser encontrado no canto superior esquerdo de cada face. Por exemplo, na pedra apresentada abaixo, a pedra possui os valores 0-1 (estão indicados pela seta em azul nesse exemplo):
No total, existem 28 pedras tradicionais distintas, que variam dos valores 0-0 até o 6-6. A seguir, são apresentados os “duplos”, ou seja, as pedras cujo valor são iguais.
Hey, preste bem atenção: existem algumas pedras tradicionais em maior quantidade! É isso mesmo! Pode ser que você encontre algumas pedras duplicadas (ou até mesmo triplicadas). Isso tudo é pra dar mais dinamismo ao jogo! Analise as pedras e descubra quais estão presentes em maior quantidade!
Pedra com Condicional Lógico
Pedras com condicional lógico indicam qual é o tipo de pedra que você pode combinar na sequência. Elas podem ser de dois tipos:
- Condicional “E”: Essa pedra indica que a única pedra que pode ser utilizada na combinação da sequência é a indicada pelo condicional. Por exemplo, caso o condicional indique a pedra 6-2, apenas ela pode ser utilizada.
- Condicional “OU”: Essa pedra indica que qualquer pedra que possua um dos valores do condicional pode ser utilizada na sequência.
Existem 7 diferentes pedras de Condicional Lógico!
Nós esperamos que você esteja com o conhecimento relacionado ao Pensamento Computacional afiado e, portanto, vai entender direito o funcionamento deste tipo de pedra!
Exemplo de utilização das pedras de Condicional Lógico “E”
A figura abaixo apresenta um exemplo de como dar sequência numa pedra com condicional lógico “E”. Como podemos observar, essa pedra tem o valor 3 em uma face e o condicional “E” na outra face, com os valores 6 e 2. Nesse caso, o jogo só tem sequência com a combinação da pedra 6-2 em específico. Nenhuma outra pedra pode ser utilizada no lugar!
Exemplo de utilização das pedras de Condicional Lógico “OU”
A figura abaixo apresenta diferentes exemplos de como dar sequência numa pedra com condicional lógico “OU”. Como podemos observar, essa pedra tem o valor 0 em uma face e o condicional “OU” na outra face, com os valores 1 e 6. Nesse caso, o jogo pode ter sequência com QUALQUER pedra que tenha os valores 1 ou 6 em alguma de suas faces, inclusive a própria pedra 1-6, conforme ilustrado na figura.
Três exemplos de jogadas para dar sequência na face de uma pedra condicional “OU” com valores 1-6. Na primeira jogada, utilizou-se a pedra 1-3 (jogada validada pelo valor 1). Na segunda jogada, utilizou-se a pedra 6-4 (jogada validada pelo valor 6). Na terceira jogada, utilizou-se a pedra 1-6 (jogada validada tanto pelos valores 1 quanto 6).
Pedra de Repetição
Pedras com repetição indicam que o próximo jogador É OBRIGADO a realizar duas combinações em sequência para validar a sua jogada na face da pedra de repetição. É como se o jogador realizasse uma jogada dupla!
Pedras de repetição são indicadas pelo valor 7, mas atenção: o valor não deve ser considerado para as combinações! Ele será considerado apenas para contagem dos pontos ao final do jogo.
Exemplo de utilização das pedras de Repetição
A figura abaixo apresenta uma jogada possível para combinação em uma pedra de repetição. Nesse caso, a pedra de repetição possui em uma face o valor 5 e na outra face, o indicativo de “Repetição”. Assim, o jogador deve avaliar se ele possui duas pedras que combinam entre si, como se fosse uma “jogada dupla”, ou seja, uma repetição sequencial de jogada.
No caso apresentado na figura, o jogador possuía as pedras 2-5 e 1-2, que foram combinadas para realizar a jogada.
Note que, conforme já discutido, o valor 7 não faz diferença para a construção da jogada. A única obrigação é jogar duas pedras que podem ser combinadas (nesse exemplo, a combinação ocorre por meio do valor 2, presente nas pedras 2-5 e 1-2).
Como jogar?
Distribuição inicial das pedras
Antes de iniciar o jogo, recomenda-se embaralhar os cartões que representam as pedras.
Após, distribui-se as pedras embaralhadas entre os jogadores, até que cada jogador possua exatamente 7 pedras. O restante das pedras devem ser empilhadas com a face virada para baixo, ficando “reservadas para compra”.
A tabela abaixo apresenta o total de pedras distribuídas de acordo com o número de jogadores, bem como o total de pedras que “sobram” para compra.
Número de jogadores | Total de pedras distribuídas | Pedras para compra |
2 | 14 | 38 |
3 | 21 | 31 |
4 | 28 | 24 |
5 | 35 | 17 |
6 | 42 | 10 |
Quem começa jogando?
O jogo começa da mesma maneira que o jogo tradicional de dominó, ou seja: pelo jogador que sai com o “duplo” 6-6!
Caso ninguém possua o “duplo” 6-6, as seguintes regras devem ser seguidas:
- Inicia o jogo aquele jogador com o maior “duplo”: verifica-se se alguém possui o “duplo” 5-5. Caso ninguém possua, verifica-se para o 4-4, e assim sucessivamente até se verificar para o 0-0
- Caso nenhum jogador tenha um “duplo” na mão, pode-se adotar uma regra acordada entre todos os jogadores antes da distribuição das pedras (por exemplo: o jogador mais novo do grupo, ou o jogador mais velho, ou o jogador que venceu a última rodada)
Fluxo do jogo
Após o primeiro jogador realizar a sua jogada, o jogo segue em sentido anti-horário.
Cada jogador pode realizar uma única jogada por vez (exceto para dar sequência numa pedra de repetição, na qual a jogada é dupla).
Caso o jogador não possua uma pedra em posse para realizar uma jogada válida, deve-se seguir o seguinte:
- Caso existam pedras para serem “compradas”, o jogador “compra” apenas uma pedra retirada da parte superior da pilha de “pedras de compra”. Se a pedra comprada pode ser utilizada para uma jogada válida, ele faz a jogada. Caso contrário, ele passa a vez.
- Caso não existam pedras para serem compradas, o jogador apenas passa a sua vez.
Quando o jogo termina?
Existem duas condições diferentes para um jogo terminar:
- Um jogador conseguiu “se livrar” de todas as suas pedras por meio de jogadas válidas, estando sem pedras em sua posse
- Nenhum jogador possui uma pedra para realizar uma jogada válida e não exista mais pedras disponíveis para compra.
Quem ganha o jogo?
Sabemos que cada região do Brasil possui suas próprias regras para o dominó tradicional. Desse modo, as instruções apresentadas para definir o vencedor do jogo fazem parte apenas de um guia que sugerimos, mas que podem ser adaptadas conforme a regionalidade de cada grupo de jogadores!
Vamos então às nossas sugestões:
- Caso o jogo tenha terminado por meio de um jogador que conseguiu “se livrar” das suas pedras, é intuitivo que ele é automaticamente o vencedor da rodada!
- Caso o jogo tenha terminado devido ao fato de nenhum jogador possuir pedra para realizar uma jogada válida, deve-se somar o valor das pedras que cada jogador tem em mãos. Vence a rodada o jogador que possua menos pontos somados! Observe na figura abaixo um exemplo.
- Nesse caso, o jogador ficou com três pedras ao fim do jogo: 0-0, 3-(condicional “E” 2-6), e 5-Repetição.
- Assim, a soma total é: 0 + 0 + 3 + 2 + 6 + 5 + 7 = 23.
- Note que os valores da pedra de condicional são somados ao conjunto, bem como o valor “7” da face de Repetição. (finalmente você descobriu para quê serve o valor 7 da Repetição, hein?)
Uma sugestão do Manna Team
Vamos combinar: jogar o Manna Compinó apenas uma vez é muito pouco, não concorda?
Nós sabemos que você e seus amigos vão querer jogar muitas rodadas seguidas!
Então, nós propomos uma estratégia para tornar o jogo mais interessante por muitas rodadas, mantendo sempre a disputa entre os jogadores:
- Para cada rodada disputada, faça a soma dos pontos!
- O vencedor final é aquele que acumular menos pontos ao longo de todas as rodadas disputadas!
- Talvez você deve estar se perguntando: mas quantos pontos faz o jogador que “vence” uma rodada se livrando de todas as pedras?
- A resposta é simples: como ele se livrou de todas as pedras, ele fez ZERO pontos na rodada!
Dúvidas adicionais
Se você chegou até aqui, parabéns! Você é um jogador dedicado e atento, que procura saber todas as regras do jogo antes de começar a jogar, de fato!
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Entre em contato pelo e-mail: [email protected]